CULTURA POPULAR E O SAMBA

As festas populares brasileiras são sinônimo de lazer, diversidade e riqueza cultural, são muito importantes para a identidade, autoestima e sabedoria do nosso povo. Marcadas por tradições culinárias, danças, músicas, procissões e brincadeiras. 

A música unifica um povo quando move seu sentimento e é assim que percebemos o pulsar coletivo na dança e alegria nas festas populares. 

Na minha carreira artística a música surge tal como um fenômeno natural, não basta a inspiração é preciso dedicação para dar forma. A inpiração é a alegria e a dedicação, que depende também de disponibilidade,  se dá por uma grande necessidade de expressar, na minha opinião, o mais lindo sentimento humano: a empatia. A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro e é nesse momento que somos povo, simples e criativo, limitados e divinos.  Nossa comunicaçao é mais verdadeira com a musiica por ser de coração para coração.

Aqui vou compartilhar alguns vídeos de músicas autorais em iniciativas populares:


TEMPO DE PLANTAR

Canto Natural - Grupo de  Canto participando do Evento Tempo de Plantar

Foi um evento que moveu Brasília através de comitês nas diversas regiões administrativas.

No Comitê Sudoeste Octogonal atraimos atenção e muita adesão através da celebração com a marchinha TEMPO DE PLANTAR COM  CANTO NATURAL. 




No teclado nossa querida Janette Ornelas, cantaro lírica e diretora da Casa de Cultura de Brasília.

CLIQUE AQUI PARA VER O VÍDEO NO YOUTUBE DEZEMBRO DE 2019


samba, assim como a marchinha, é uma dança e um gênero musical brasileiro considerado um dos elementos mais representativos da cultura popular do Brasil. Este ritmo é fruto da miscigenação entre a música africana e europeia nos campos e na cidade.


AMO ALTO PARAÍSO 2011 

Sem me prender a ordem cronológica, vou compartilhar sobre outro evento, desta vez na ocasião do carnaval, que me inspirou a produzir um evento que pudesse contagiar pessoas de todas as idades, para valorizar a Chapada dos Veadeiros e a cultura eclética dos seus moradores. 

Amo Alto Paraíso é o nome da música que deu origem ao evento no ano de 2011, seis anos após ser criada. Na ocasião eu estava produzindo uma colônia de férias em Alto Paraíso e juntamente com os monitores, movemos diversos segmentos para uma festa inesquecível. 


Carnaval 2011 - AMO ALTO PARAÌSO







Alto Paraíso é uma cidade que atrai pessoas do mundo inteiro em busca de qualidade de vida. A cultura local se torna uma miscigenação de valores, o  sambra criado serviu  reforçar a identidade a essa comunidade tão diversificada. Adultos e crianças se misturam no Carnaval para celebrar. 

Com o apoio da Prefeitura, na gestão do prefeito Álan Barbosa, gravamos a marchinha Amoa Alto Paraíso. Fizemos oficinas de arte educação nas escola e mercado municipal e no Domingo de Carnaval saímos em uma grande festa, com bateria e bloco de rua. 


"A festa popular é o grande e fecundo momento a nos ensinar que a arte de viver e de compreender a vida que nos envolve está na perfeita integração entre o velho e o novo. Sem o novo, paramos no tempo. Mas sem o velho nos apresentamos ao presente e ao futuro de mãos vazias.







BRINCAR SEM DENGUE- Carnaval em Perinópolis

Nesta ocasião estávamos fazendo uma residência artistica na cidade histórica de goiás, foi quando nos envolvemos no projeto Águas Brasil, cujo objetivo era cumprir a meta de acabar com os lixões em um prazo de 2 anos. 
Essa músuca havia sido criada quando, por 3 anos consecutivos, criamos samba  para o Bloco Carnavalesco dos Guararapes no RJ, para o concurso de enredos. 
Também com o apoio da Prefeitura Municipal de Pirenópolis, movemos a comunidade com oficinas públicas de arte educação e depois no carnaval de rua da tradicional Rua Direita no Palco da Marchinha. Cantamos com a bateria do Bloco Zé Pareira, do Instituto Guaimbé. Foi incrível. 










Eu morava no Rio de Janeiro quando vi o chamado dos compositores para participar do concurso de enredos para o Bloco dos Guararapes, no Cosme Velho, onde eu morava.
Primeiro ano que participei em 2009  foi o tema da Dengue, que foi amplamente utilizado 4 anos mais terde, um tema que até hoje é de extrema importância no cotidiano do cidadão brasileiro, onde centenas de pessoas adoecem por essa e outra doenças causadas pelo mesmo mosquito transmissor. 
No ano de 2010, o tema foi Olimpíadas de 2016 que havia sido, naquele ano, programada para acontecer no Brasil, mais precisamente, no Rio de Janeiro.
Abaixo a música criada por mim e inscrita no concurso. Fiquei entre as 3 melhores novamente, mas não fui contemplada.
Em 2016 não estava no Brasil e ainda não publiquei essa canção. 




Essas foram algumas das minhas experiências com cultura popular, em brave vou colocar outras aqui. 

Obrigada por visitar nosso blog.
Um grande abraço fraterno.







Nenhum comentário:

Postar um comentário